Club de
Francisco Beltrão
Cango

Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio 2023

Postado em: 10 de Setembro de 2023 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Cango

 Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio 2023

 O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (WSPD), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”, reflete a necessidade de uma ação coletiva para lidar com essa questão urgente de saúde pública.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Todos nós - familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos - podemos tomar medidas para prevenir o suicídio na Região.

 Objetivos

O objetivo geral deste dia é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Os objetivos incluem promover a colaboração entre partes interessadas e a auto-capacitação para lidar com a auto-mutilação e o suicídio por meio de ações preventivas. Isso pode ser alcançado através da capacitação de profissionais de saúde e outros atores relevantes, mensagens positivas e informativas voltadas para a população em geral e grupos de risco, como jovens, e facilitando a discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho , etc. Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio também são incentivados a compartilhar suas histórias e procurar ajuda profissional.

Dados sobre suicídio

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. 

 

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 

​Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.

 As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

 Em países da Europa, houve um declínio nas taxas de suicídio e observou-se um aumento dessas taxas em países do Leste Asiático, América Central e América do Sul.

 Embora alguns países tenham colocado a prevenção do suicídio no topo de suas agendas, muitos permanecem não comprometidos. Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio. 

Focando na saúde mental

Gordon McInally, presidente do Rotary International, durante a Assembleia Internacional em Orlando, Estados Unidos, em 9 de janeiro de 2023, pediu que os associados despertem a atenção do mundo e liderem o caminho para possibilidades muito além de nossas atuais expectativas.

McInally disse que os associados do Rotary devem oferecer esperança às pessoas enfrentando desafios de saúde mental — uma crise exacerbada pela pandemia de covid-19. Muitas pessoas perderam membros da família, outras sofreram os efeitos do isolamento social e os jovens, em particular, foram obrigados a interromper seus estudos e desenvolvimento profissional. Como resultado, mais pessoas ao redor do mundo estão enfrentando problemas de saúde mental. No entanto, procurar assistência para este tipo de problema é, muitas vezes, visto como um sinal de fraqueza.

"Nada poderia estar mais longe da verdade", disse McInally. "Buscar ajuda é um sinal de coragem — e continuar no caminho rumo ao bem-estar, muito mais."

Ele revelou que o Rotary trabalhará para melhorar o acesso a serviços de saúde mental no próximo ano e além. Segundo McInally, o Rotary deve ser conhecido como uma organização que cuida tanto dos seus associados quanto das pessoas a que serve. "Qualquer profissional de saúde mental dirá que, ao ajudar o próximo, nós também estamos ajudando a nós mesmos."

McInally terminou seu discurso descrevendo o que considera o equilíbrio ideal entre continuidade e inovação. "O Rotary ajuda a criar as condições para paz, oportunidades e um futuro digno de ser vivido", disse ele. "Ao darmos continuidade àquilo que fazemos de melhor, permanecermos abertos e dispostos a mudar e mantermos o foco na construção da paz no mundo e dentro de nós mesmos, ajudamos a criar um mundo mais pacífico e mais esperançoso."

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.setembroamarelo.com/_files/ugd/26b667_40fee44055664bb588883c8a73ebe8a6.pdf

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.setembroamarelo.com/_files/ugd/26b667_419ffc1a2fce4bf590f69123f259a909.pdf

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.setembroamarelo.com/_files/ugd/26b667_55036a1a7a524da981f83732745c06fc.pdf

 

Fotos

Reuniões Segundas-Feiras | 20:00
FURBE-RUA MARANHÃO,588 Cep: 85601-310