O Distrito 4640 participa do Programa Mobilidade para Todos

O programa Mobilidade para Todos continua dando bons resultados em nosso Distrito 4640. Já são quase 1000 cadeiras de rodas destinadas a comunidade.

 

“Somos Rotary, somos todos um só”. Com esta filosofia se iniciou na gestão da Governadora Anne do Distrito 4640, gestão 2022-23, o projeto de cadeiras de rodas - Mobilidade para Todos. O projeto ganha novos ares, novos parceiros e está com uma proporção gigantesca. São mais de 10 distritos participando ( 4630, 4710, 4640, 4730, 4470, 4440, 4560, 4652, 4700 e 4740) e o distrito 4640 é pioneiro nesta parceria com o distrito 4630, distrito que iniciou o projeto.

 

Somos 50 clubes em nosso distrito que passaram por treinamentos técnicos e de montagem – requisitos básicos para estarem aptos a participar do projeto e receber as cadeiras .

 

Para a companheira e coordenadora do programa no Distrito 4640, Fabiana Kaefer “ver a emoção das pessoas e suas famílias receberem o presente da mobilidade é o melhor pagamento que um rotariano pode receber. E particularmente, ver a cada ano aumentar o interesse dos clubes em participar deste projeto, é motivo de muito orgulho!”

 

Projeto também foi ampliado para as Aldeias Indigenas para as etnias Guajajara, Gavião, Ka´Apor, Awá-Guajá, Canela, Krikati, Krenyê e Timbira que já  receberam 612 cadeiras de rodas e 88 cadeiras de banho até Fevereiro de 2023. Todo esse trabalho foi possível com a colaboração da equipe do Distrito Sanitário Especial – DSEI Maranhão, Secretaria Especial da Saúde Indígena – SESAI e aos patrocinadores rotarianos dos Distritos rotários.

 

Para receber as cadeiras do Programa de Mobilidade para Todos, os Clubes de Rotary precisam seguir rigorosamente as regras do programa, que consistem  em:

 

-  Treinamentos: Dois treinamentos obrigatórios e participação de pelo menos dois membros do clube de Rotary;

– Montagem de cadeiras: As cadeiras são entregues desmontadas e são montadas e ajustadas de acordo com o beneficiário por rotarianos;

– Auditorias: Após o montagem das cadeiras, uma vistoria é agendada para checagem da montagem das mesmas.

– Prestação de contas:  é necessário preencher um formulário on-line com duas fotos de um beneficiário antes e depois de receber a cadeira de rodas e ser contado um breve histórico de vida.

 

HISTÓRIA DO PROJETO

 

Em 2005 o Governador Distrital do 4630 ano 2007-08 Amaury Cesar Cruz Couto, foi líder de Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE nos Estados Unidos) e soube da intenção do Rotary na Califórnia em efetuar um projeto de subsídios equivalentes doando cadeiras de rodas. Devido à complexidade do projeto de receber uma doação internacional, o Rotary Maringá Norte assumiu o projeto sob a coordenação do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá.

 

Assim nasceu o 1º. Projeto de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária, em parceria com o Rotary Santa Barbara Sun Rise da California – USA, que compraram da Free Wheelchair Mission (FWM) e agraciaram com o primeiro contêiner que chegou em 2006.

 

Três anos mais tarde, o Rotary Club de Cianorte Furquim de Castro foi contemplado nos mesmos moldes do projeto anterior com subsídios equivalentes da Fundação Rotária. Em 2011 o projeto foi com o Rotary de Maringá Parque do Ingá e envolveu 15 Rotary Clubs, 8 de Maringá e 2 da região e 5 Rotary Clubs da Alemanha e Fundação Rotária, levantou-se o montante de US$ 25.000,00 para a compra das cadeiras de rodas.

 

Com este histórico de recebimento de doações, a Free Wheelchair Mission, a partir de 2014, começou a enviar cadeiras de rodas de forma gratuita para a ANPR, com supervisão do Rotary Maringá Parque do Ingá.

 

Em 2019 o Projeto ampliou suas fronteiras expandido do distrito 4630 para o nosso distrito, com a entrega das primeiras 160 cadeiras. Desde então já foram quase 1000 cadeiras

 

Logística

 

A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.

 

Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêineres de 40´ e despachadas via marítima para o porto de Parangua´. De lá, elas seguem até Maringá onde são armazenadas e distribuídas para os distritos através de transportadora.

 

A distribuição no nosso distrito, este ano, foi feita pela transportadora TWR, um grande parceiro que veio agregar ao Projeto e ao qual seremos sempre gratos pela colaboração em distribuir para os 26 clubes participantes ( Barracão, Cantagalo, Cascavel-Integração, Cascavel-Leste, Cascavel-Maria Luiza, Cascavel-Paz, Chopinzinho Iguaçu, Clevelândia, Dois Vizinhos-Amizade, Francisco Beltrão-Industrial, Francisco Beltrão-Novas Gerações, Francisco Beltrão-Vila Nova, Guaíra, Guarapuava-Guairaçá, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Marechal Candido Rondon-Guarani, Marmeleiro, Palotina Pioneiro, Pato Branco-Amizade, Pato Branco-Cristo Rei, Pato Branco-Guarani, Pato Branco-Sul, Pitanga, Planalto, Pranchita, Salto do Lontra, Ubiratã, Vera Cruz do Oeste.

 

Outros clubes já foram treinados no passado mas não participaram das ultimas edições. E outros já demonstraram interesse em participar deste projeto. Se você tem interesse em participar, nunca participou ou não é um dos clubes descritos acima, as inscrições para o treinamento para a próxima remessa já estão abertas e acontecerão dias 05 e 11 de Março. Inscreva-se! https://mobilidadeparatodos.net/treinamento/  

Fotos

Localizar site dos clubes