Visita Intercambista 2013/14 - Marina Noack
Através de um intercâmbio em 2013, Marina Noack, que reside na Alemanha, ficou 1 ano em nosso país. Agora, juntamente com seu namorado Stephan, retornam para relembrar as boas lembranças e conhecer novos lugares.
O programa de intercâmbio tem como objetivo maior, a consolidação da paz mundial. O conhecimento que estes jovens levam e trazem dos seus intercâmbios, ajudam eles, seus familiares, amigos e pessoas próximas, a conhecerem o mundo por outro ponto de vista, outras culturas e histórias, fazendo com que a compreensão do "diferente" seja melhor trabalhada.
Atualmente, mais de 100 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de, aproximadamente, 9000 jovens todos os anos.
Com mais de 32.000 clubes em todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.
No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Um dado de 2001, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos bateu o recorde com a marca de 1023 jovens, o que representou 55% dos intercambistas da América Latina.
Noack foi intercambista pelo período de um ano em 2013/2014. Durante esse tempo, trocou quatro vezes de casa, com o intuito de conhecer melhor as diferenças culturais no Brasil, e também nos finais de semana, outros rotarianos a levavam para conhecer seu ambiente familiar. Teve oportunidade também, de fazer algumas viagens intercambiárias oferecidas pelo Rotary, como por exemplo, conheceu o Nordeste Brasileiro e o Rio de Janeiro.
Esse retorno para o Brasil ocorrido agora, havia sido planejado para acontecer em 2020, devido a pandemia, os planos foram modificados.
Essa breve visita do casal, tem o objetivo de visitar os companheiros e conhecer alguns pontos turísticos de nossa nação. Já visitaram o Nordeste (Jericoacoara e Fortaleza) e Pato Branco, seguindo sua viagem para Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. Após os destinos planejados, retornarão para sua casa na Alemanha.
Marina em sua fala na reunião semanal do Rotary Club de Pato Branco - Amizade, disse que tinha muita saudade das pessoas e do Brasil. Agradeceu pela oportunidade que teve de participar deste Programa do Rotary International, dizendo que ajudou ela a crescer como pessoa, a ser mais sociável, e que aqui criou laços e amizades que permanecem fortes.
Os programas do Rotary, que não são apenas para nossos associados, ajudam a capacitar a próxima geração de líderes, contribuem para um mundo melhor e fazem da paz uma prioridade.
Postado em 24 de Fevereiro de 2022 por Rotary Club de Pato Branco-Amizade